quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Bíblia como regra de fé e conduta




"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."
Hebreus 4:12
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. Como diz a palavra:
"Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente." Isaías 40.8
Que possamos valorizar e honrar a Bíblia sagrada porque nela encontramos alimento e podemos sempre ouvir a voz de Deus. Nela encontramos proteção e refúgio – 
“Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele” Provébios 30.5 –, todas as orientações que necessitamos podemos encontrar nas páginas desse livro, certamente ele traz os ensinamentos mais completos e eficazes que qualquer outro. São palavras de vida eterna que nos faz vencer o mal e o pecado para permacecermos em comunhão com o Pai. O Salmista já dizia:

"Escondi a tua palavra no meu coração para eu não pecar contra ti." 
Salmos 119:11
Assim, ter a Bíblia como regra de fé e conduta também demonstram compromisso e responsabilidade com o verdadeiro evangelho. Nesse livro encontramos os propósitos e pensamentos de Deus, pelo poder e revelação do Espírito Santo, para salvação e santificação do homem. Portanto, devemos observar com seriedade os princípios contidos alí. A palavra é viva e eficaz e nos traz discernimento. Todos precisamos ter o compromisso de proclamar a mensagem desse livro. Devemos ser constrangidos todos os dias a viver as verdades que pregamos por meio dessa palavra. Não sejamos como muitos que não vivem o que pregam em púlpitos onde os ensinamentos não passam de informações que ficam na mente e não chegam ao coração, as verdades mudam para apenas frases de efeito para compor a pregação.

Creio que Deus esteja se sentindo cansado e triste com as nossas atitudes perante os que vivem nas trevas, e perante a nossa sociedade. Como diz a letra da música: “Pra que serve a luz que não acende não ilumina a escuridão”. É verdade, muitas vezes o entretenimento toma o lugar de Cristo… Na igreja, por exemplo, vejo que o que tem atraído muitos jovens não é o evangelho em si, mas os momentos agradáveis das programações, dos encontros, da diversão. Esses momentos devem existir mas não devem ser a motivação de alguém estar na igreja. É difícil que alguns se sintam atraídos por um evangelho que fale de renúncias e santidade, porque isso é muito sério, assusta e as pessoas se afastam. “Coisas acessórias tem tomado lugar da principal, e a essencial não tem ocupado lugar algum”. Que possamos encarar com mais responsabilidade a caminhada com Cristo e não percamos o foco.



Que sejamos fiéis e gratos por vivermos tempos de liberdade para acesso à Bíblia. Considerando a História, vale olhar para alguns séculos atrás onde o acesso à bíblia era restringido aos clérigos, onde a Igreja exercia toda exclusividade tanto na interpretação como na transmissão dos princípios ali contidos. Imagino como alguns desejavam conhecer mais sobre Jesus e não podiam. Na antiguidade, bíblias foram queimadas, pessoas perseguidas, não foi fácil alcançar “tal liberdade”. Atualmente não tem sido diferente em muitos lugares, a exemplo do pastor Yousef Nadarkhani, sentenciado à morte no Irã por se recusar a negar sua fé em Jesus Cristo. Mesmo com tanto tempo e tantas adversidades, a palavra de Deus permanece:
           
                   "O céu e a terra passarão mas as minhas palavras não hão de passar."
Mateus 24:35


Diferentes palavras são usadas na Bíblia para designar o sexo fora do padrão estabelecido por Deus: adultério, fornicação, prostituição, lascívia são algumas delas:


Adultério- é quando um (ou ambos) praticante do ato sexual é casado com outra pessoa. Em algumas passagens o termo é usado no sentido de infidelidade do povo de Deus se entregando a outros deuses.
Fornicação- é o ato sexual entre pessoas não casadas, na maioria das vezes são estimulações ao sexo e a palavra também pode aparecer referindo-se ao adultério, por causa de seu sentido mais amplo.
Prostituição- envolve a troca de favores sexuais por dinheiro ou algum tipo de benefício, é a venda do corpo (ou sua compra pela outra parte). E também considerado na bíblia sexo antes do casamento.
Lascívia- é a sensualidade exagerada, a prática de atos libidinosos que estimulem a sexualidade.
Efeminados e sodomitas-refere ao ato sexual entre pessoas do mesmo sexo (Romanos 1).

Um comentário:

  1. A palavra de Deus realmente é algo muito importante em nossa vida. Ela tem um poder tão imenso que nem podemos imaginar... Por meio dela sabemos louvar melhor, orar melhor, conhecer Deus melhor, ter uma orientação em nossa vida e etc.
    A Bíblia é demais e precisamos sempre nos agarrar à ela.

    ResponderExcluir